domingo, 14 de abril de 2013

O QUE É "AUTISMO", VOCÊ SABE?
 
A algum tempo, tenho percebido o quantos as pessoas desconhecem diversas doênças ou sindromes que retardam muitas pessoas, principalmente as crianças, diante de tal situação procureis buscar um pouco de conhecimento através de livros, internet e pessoas com algum tipo de deficiência, onde nesse momento resolvi escrever um pouco sobre "O AUTISMO" para maior conhecimento da sociedade de modo que, seja util e que tenha muita clareza sobre o assunto em pauta.
 
 
Autismo é um transtorno global do desenvolvimento marcado por três características fundamentais:

* Inabilidade para interagir socialmente;

* Dificuldade no domínio da linguagem para comunicar-se ou lidar com jogos simbólicos;

* Padrão de comportamento restritivo e repetitivo.

O grau de comprometimento é de intensidade variável: vai desde quadros mais leves, como a síndrome de Asperger (na qual não há comprometimento da fala e da inteligência), até formas graves em que o paciente se mostra incapaz de manter qualquer tipo de contato interpessoal e é portador de comportamento agressivo e retardo mental.

Os estudos iniciais consideravam o transtorno resultado de dinâmica familiar problemática e de condições de ordem psicológica alteradas, hipótese que se mostrou improcedente. A tendência atual é admitir a existência de múltiplas causas para o autismo, entre eles, fatores genéticos e biológicos.

Sintomas:

 
O autismo acomete pessoas de todas as classes sociais e etnias, mais os meninos do que as meninas, os sintomas podem aparecer nos primeiros meses de vida, mas dificilmente são identificados precocemente. O mais comum é os sinais ficarem evidentes antes de a criança completar três anos. De acordo com o quadro clínico, eles podem ser divididos em 3 grupos:

1) ausência completa de qualquer contato interpessoal, incapacidade de aprender a falar, incidência
de movimentos estereotipados e repetitivos, deficiência mental;

2) o portador é voltado para si mesmo, não estabelece contato visual com as pessoas nem com o ambiente; consegue falar, mas não usa a fala como ferramenta de comunicação (chega a repetir frases inteiras fora do contexto) e tem comprometimento da compreensão;

3) domínio da linguagem, inteligência normal ou até superior, menor dificuldade de interação social que permite aos portadores levar vida próxima do normal.

Na adolescência e vida adulta, as manifestações do autismo dependem de como as pessoas conseguiram aprender as regras sociais e desenvolver comportamentos que favoreceram sua adaptação e auto-suficiência.

Diagnóstico:

O diagnóstico é essencialmente clínico. Leva em conta o comprometimento e o histórico do paciente e norteia-se pelos critérios estabelecidos por pelo CID-10 (Classificação Internacional de Doenças da OMS).

Tratamento:

Até o momento, autismo é um distúrbio crônico, mas que conta com esquemas de tratamento que devem ser introduzidos tão logo seja feito o diagnóstico e aplicados por equipe multidisciplinar, não existe tratamento padrão que possa ser utilizado. Cada paciente exige acompanhamento individual, de acordo com suas necessidades e deficiências. Alguns podem beneficiar-se com o uso de medicamentos, especialmente quando existem co-morbidades associadas.

Recomendações:

* Ter em casa uma pessoa com formas graves de autismo pode representar um fator de desequilíbrio para toda a família. Por isso, todos os envolvidos precisam de atendimento e orientação especializados;

* É fundamental descobrir um meio ou técnica, não importam quais, que possibilitem estabelecer algum tipo de comunicação com o autista;

* Autistas têm dificuldade de lidar com mudanças, por menores que sejam; por isso é importante manter o seu mundo organizado e dentro da rotina;

* Apesar de a tendência atual ser a inclusão de alunos com deficiência em escolas regulares, as limitações que o distúrbio provoca devem ser respeitadas. Há casos em que o melhor é procurar uma instituição que ofereça atendimento mais individualizado;

* Autistas de bom rendimento podem apresentar desempenho em determinadas áreas do conhecimento com características de genialidade.

Diante de tanta falta de informações, sobre o AUTISMO, tentei buscar e redigir um texto simples, porém objetivo sem muitas palavras técnicas, no entanto sem atropelar a nossa lingua portuguesa, pois o meu maior objtivo é levar o maxímo de informação independete da deficiência de cada um e por isso faço tudo com muito amor, dedicação e acreditando que possamos mudar alguma coisa, ou seja, vamos buscar, nas midias eletrônicas e no poder PÚBLICO mais atenção e informação a sociedade.

Câncer de Cabeça e Pescoço
 
 
 
 Dr. Mauro Ikeda, a competência desse homem, faz a diferença no combate ao CÂNCER.
 
O dia nundial de combate ao CÂNCER não apenas no dia 8 de abril e sim todos os 365 dias do ano.

Quando a nossa cabeça está em jogo, não da para pensar em cabelo.
 
A todos os leitores, seguidores e admiradores do meu trabalho nessa mídia de grande repercução, tento me doar ao maxímo para levar conteúdo com muita sabedoria, através daquilo que escrevo, de tudo que pesquiso sobre aquilo que vou colocar ou me pexpressar ao público de maneira geral.
 
 
A complexidade do tratamento e da reabilitação dos pacientes com tumores de cabeça e pescoço exige uma equipe multidisciplinar altamente especializada, nesse caso posso citar o HOSPITAL AC CAMARGO como o maior Centro de Pesquisa e Tratamento de Câncer da América Latina.
 
É sabido que, assim como em outras doenças oncológicas, os tumores de cabeça e pescoço poderiam ser diagnosticados precocemente. No entanto, por conta dos sintomas pouco específicos que a doença apresenta, aliado à falta de informação da população e às dificuldades em realizar exames periódicos, a maioria dos tumores é diagnosticada em estádios mais evoluídos, com dimensões superiores a 2 cm e nódulos no pescoço.
 
 
Em pesquisa realizada pela SOCIEDADE BRASILEIRA DE CANCEROLOGIA, temos varios fatores para um maior crescimento do CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO;
 
CAUSAS:
 
Os hábitos de fumar (o de maior risco dentre todos os fatores) e o de ingerir bebida alcoólica são os principais envolvidos no desenvolvimento do câncer da cabeça e do pescoço. Outros fatores são: o Papiloma vírus humano, a predisposição genética, o hábito alimentar, o trauma crônico, a ingestão do mate e a exposição ocupacional dentre outros.
Evitar os hábitos de risco, principalmente o fumo e o álcool são os melhores meios para não contrair-se a doença.
 
DIAGNÓSTICO:
 
Tradicionalmente a cirurgia, a radioterapia e a quimioterapia são as armas terapêuticas a disposição dos especialistas. A combinação, a ordem das mesmas dependem de vários fatores.¨O tratamento deve ser individualizado, levando em consideração o estágio, localização anatômica, tamanho do tumor, histologia e dados do paciente como: idade, condição geral, ocupação e preferências¨3. A educação a população, ter-se um sistema de saúde adequado, e a educação os profissionais da saúde são os pilares para a prevenção, para um maior número de diagnósticos precoces e de tratamentos curativos e reabilitadores.
 
TRATAMENTO:

Tradicionalmente a cirurgia, a radioterapia e a quimioterapia são as armas terapêuticas a disposição dos especialistas. A combinação, a ordem das mesmas dependem de vários fatores.¨O tratamento deve ser individualizado, levando em consideração o estágio, localização anatômica, tamanho do tumor, histologia e dados do paciente como: idade, condição geral, ocupação e preferências¨3. A educação a população, ter-se um sistema de saúde adequado, e a educação os profissionais da saúde são os pilares para a prevenção, para um maior número de diagnósticos precoces e de tratamentos curativos e reabilitadores.

Carissimos leitores façamos a nossa parte, vamos juntos ser solidario e compartilhar o BLOG, FACEBOOK E O SITE (www.acessibilidademeudireito.com.br), vamos juntos fazer a diferença e claro periódicamente estar passando em seu médico para uma avaliação em geral, quanto mais rapido o CÃNCER for descoberto a chance de cura é maior, EU APOIO ESSA IDEIA E VC?

Marquinhos Superação Sempre