terça-feira, 6 de setembro de 2011

Terapia Ocupacional & Acessibilidade

Prezados, sempre que paro para escrever no meu BLOG, tenha a senssação de que, estou me auto realizando, pois como deficiênte posso passar alguns minutos escrevendo para meu leitores, apreciadores e em especial as pessoas que mais necessitam de informações, obrigado meu Deus, por permitir que eu possa levar informação de conteúdo util e um agrandeza imensa, por isso me preocupo muito, naquilo que vou escrever.

Quando o assunto é “acessibilidade”, comumente associamos a “deficiência”, porém o termo refere-se à condição para utilização, com segurança e autonomia, total ou assistida, dos espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, serviços de transporte e dispositivos, sistemas e meios de comunicação e informação, por qualquer pessoa “inclusive” a pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida.

Neste âmbito, surgem também os conceitos de “ajuda técnica e tecnologia assistiva”, que em geral compreendem todos os recursos e serviços que visam proporcionar maior qualidade de vida aos indivíduos com perdas funcionais advindas de deficiência ou como resultado do processo de envelhecimento. São vistas como resolução de problemas funcionais para o desenvolvimento de potencialidades, habilidades e desejos.

Sendo a Terapia Ocupacional uma profissão da saúde que auxilia o indivíduo a recuperar, desenvolver e construir habilidades que são essenciais para sua independência funcional, saúde, segurança e integração social, visualizamos uma estreita relação da atuação deste profissional com o tema em destaque. Cabe ressaltar que o uso de atividades no tratamento, as adaptações do meio (utensílios, mobiliários), as prescrições, confecção e o treinamento para o uso de órteses são ferramentas legítimas e diferenciais dos terapeutas ocupacionais.

O trabalho do profissional nesta área envolve a avaliação das necessidades dos usuários, suas habilidades físicas, cognitivas e sensoriais. O Terapeuta Ocupacional avalia a receptividade do indivíduo quanto à modificação ou uso da adaptação, sua condição sociocultural e as características físicas do ambiente em que será utilizada, além de promover treino para o uso apropriado do recurso e orientar todas as pessoas envolvidas no uso da tecnologia assistiva que fora selecionada individualmente.

Segue abaixo alguns exemplos de recursos incluídos na Tecnologia Assistiva, os quais são utilizados na prática da Terapia Ocupacional.
Auxílios para vida diária e prática


Comunicação aumentativa e alternativa




Recursos de acessibilidade ao computador




Adequação postural



Auxílio de mobilidade



Projetos arquitetônicos



Adaptações em veículos



Recursos para cegos, visão subnormal, surdos ou pessoas com déficits auditivos




Órteses e próteses




Por fim, o Terapeuta Ocupacional é o profissional que atua diretamente no dia a dia, bem como na organização, construção do cotidiano e participação social. Para isso utiliza diversas atividades e recursos no intuito de resignificar as limitações e necessidades, resgatando em cada ser suas possibilidades, potencialidades, capacidades e esperanças. Em relação à acessibilidade, cremos que a sociedade em geral possa beneficiar-se independentemente das especificidades individuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário